Ilha Grande e a Natureza

Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, é uma ilha coberta por floresta tropical (Mata Atlântica), acessada através de Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí, respectivamente a 160 km e 130 km da cidade do Rio de Janeiro. Possui uma vocação natural para o ecoturismo, a começar pelo fato de que os únicos meios de locomoção na ilha são a pé, de bicicleta ou de barco (carros particulares são proibidos). Dentro de seu território está o Parque Estadual da Ilha Grande, terceiro maior parque insular do Brasil, tombado como Patrimônio Estadual em 1987 e declarado como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em 1992 pela UNESCO. Em 2019, foi reconhecida também pela UNESCO, em conjunto com a cidade de Paraty, como Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade. Recomendamos ao menos três dias inteiros de permanência para curtir o que Ilha Grande tem a oferecer.

CONFIRA ABAIXO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES QUE A ILHA OFERECE

Caminhada

A ilha tem pontos com mais de 1000 metros de altitude! Há pelo menos 4 roteiros interessantes a fazer:


Praia de Lopes Mendes 

É uma praia com areias brancas e muito fofas, já considerada como uma das 10 mais belas do planeta. 

Tempo de trajeto a pé: 2 horas e meia.

Tempo de trajeto de barco (taxi boat) até a Praia do Pouso: 20 minutos, mais 25 minutos de caminhada até Lopes Mendes.


Saco do Céu 

Magnífica baía de águas tão protegidas que chegam a refletir as estrelas nos dias mais calmos, daí o seu nome. 

Tempo de trajeto a pé: 2 horas e meia, passando antes pelas históricas ruínas do Lazareto e pela Cachoeira da Feiticeira, até atingir a Praia da Feiticeira, a primeira no entorno do Saco do Céu.


Dois Rios 

Um lugar mágico que reúne a natureza e a história da Ilha Grande. O nome é oriundo da presença de um rio de cada lado da praia. Ali estão localizadas as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, lugar cheio de histórias míticas, como o surgimento da facção Comando Vermelho, a fuga do criminoso “Escadinha” de helicóptero e outras que marcaram a memória de gerações. Pode-se almoçar em restaurantes muito simples que servem comida local. 

Tempo de trajeto a pé: 2 horas e meia


Pico do Papagaio 

Esta é a caminhada para o ponto mais alto da ilha, 959 metros acima do nível do mar. Muita subida em meio à mata, mas o visual é compensador e único! Recomenda-se a contratação de um guia local, pois é fácil se perder.

Tempo total do trajeto à pé: 5 a 6 horas

Mergulho

Quem conhece o fundo do mar sabe de seus encantos. No Abraão há 2 agências certificadas que trabalham com roteiros de scuba diving, operando em ilhas (como Jorge Grego) e naufrágios. Uma ótima maneira de conhecer de perto o bioma marinho da Ilha Grande. 

Praias

Não é exagero afirmar que há mais de 100 praias na Ilha Grande. E elas são tão numerosas quanto bonitas, podendo ser acessadas por meio de trilhas e/ou de barco. Destaque para a já mencionada praia de Lopes Mendes, Dois Rios, Aventureiro, Caxadaço e Parnaioca. A partir da pousada, há pelo menos 5 praias num raio de 30 minutos de caminhada.

Passeios de Barco

Fazer ao menos um passeio de barco é praticamente obrigatório para conhecer mais e melhor da Ilha Grande. São muitos os roteiros oferecidos por agências especializadas, alguns se dirigindo ao lado abrigado da ilha, outros ao lado aberto, se as condições de mar permitirem. Confira abaixo os mais clássicos, e seus respectivos pontos de passagem:

A pousada tem barco próprio para passeios privativos e temos parceria com uma agência para passeios compartilhados. 

Meia Volta (lado abrigado): Lagoa Azul, Lagoa Verde + 3 praias e uma para de almoço. Horário: 10:30 a 16:30.

Ilhas Paradisíacas (lado abrigado): Ilha de Cataguases, Ilhas Botinas, Praia do Dentista, Praia de Piedade, Lagoa Azul, Saco do Céu. Horário: 10:30 a 17:30.

Volta à Ilha (mar aberto, depende das condições climáticas): Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Meros e Maguariqueçaba. Horário: 09:30 a 17:30.

Super Sul (mar aberto, depende das condições climáticas): Ilha de Jorge Grego, Dois Rios, Caxadaço, Lopes Mendes. Horário: 10:30 às 17:00.

Vila do Abraão

Aproveite a proximidade do “coração” da Ilha Grande, de onde partem praticamente todos os roteiros turísticos e onde se concentra o maior número de lojas e restaurantes na ilha, para fazer um passeio diurno ou noturno e, claro, saborear a culinária local. No Abraão há bares e restaurantes para todos os gostos e orçamentos, alguns a menos de cinco minutos da pousada. Destaque para pratos caiçaras à base de peixes e frutos-do-mar, como a moqueca, o polvo à vinagrete e o peixe com banana.

Importante mencionar que não há bancos e caixas eletrônicos na Ilha, sendo necessário trazer dinheiro vivo do continente. Há um posto médico com atendimento 24 horas na Rua Getúlio Vargas, no centro da vila.

Caiaque e SUP

É muito fácil alugar um caiaque ou stand-up paddle no Abraão, na praia logo abaixo da pousada há pontos de aluguel. As águas da baía são em geral calmas e permitem bons passeios, em menos de 20 minutos remando já se chega à praia da Crena, por exemplo, onde você pode fazer uma parada para banho e ainda comer algo no restaurante local.

Surfe

Ilha Grande também é conhecida por suas ondas, que atraem muitos surfistas. As faixas mais interessantes são Santo Antônio e Lopes Mendes (de novo!), por sinal próximas entre si.